Psicólogo, Psicanalista, Psiquiatra… Qual é a diferença?

psi

O profissional “Psi” (aí consideramos o psicólogo, psicanalista, psiquiatra, psicoterapeuta…) tem seu ofício bastante divulgado nas mídias, principalmente pelo cinema e pela TV. Entretanto, acaba criando uma grande confusão (em parte pelos erros de tradução nas legendas e dublagens de filmes): um psicólogo vira psiquiatra, um psiquiatra é considerado psicanalista… E ouço muita gente reclamar sobre isso, sem entender o que cada um faz, isso quando não acha que é tudo a mesma coisa. Neste post, pretendo tentar esclarecer um pouco essa zona.

Psiquiatra

O Psiquiatra é o profissional que se graduou em Medicina e fez sua especialização em Psiquiatria. Assim como alguns médicos optam por tornarem-se cardiologistas, ortopedistas ou otorrinolaringologistas, por exemplo, há o médico que se especializou em psiquiatra, isto é, a intervenção nos casos de transtornos psiquiátricos (que costumamos chamar por aí de “doenças mentais”). São casos que possuem origens biológicas, frequentemente associados a um distúrbio hormonal ou no sistema nervoso. Nesses casos, o tratamento psicofarmacológico (isto é, a base de remédios) é inevitável.

Psicólogo

O Psicólogo é o sujeito que fez a faculdade de Psicologia (que é o meu caso). O psicólogo é um profissional que tem diversas áreas de atuação: pode dedicar-se à psicologia social, estudando fenômenos da sociedade; pode ater-se à pesquisa em laboratório ou campo de observação; pode também trabalhar em empresas, com a administração de capital humano e saúde do trabalhador (o popular “RH”); pode atuar em hospitais; e pode ser um Psicoterapeuta. Para estes últimos, a formação mínima exigida é a Formação de Psicólogo, que autoriza o profissional a realizar atendimentos clínicos através da experiência prática que obteve durante a faculdade – para trabalhar em pesquisa, basta o bacharelado, com duração menor.

Psicoterapeuta

O Psicoterapeuta é o psicólogo que faz atendimentos clínicos (que também é o meu caso): remetendo à introdução, sempre que você assistir um filme em que há um psicólogo atendendo um paciente em um consultório particular ou um grupo, este é um psicoterapeuta. Dentro das psicoterapias, o profissional pode optar por diversas correntes, que divergem tanto na teoria quanto na proposta clínica, na forma como o tratamento é conduzido. Há, por exemplo, a terapia cognitivo comportamental (o popular TCC), a psicoterapia corporal, a psicoterapia humanista e, a mais famosa, a Psicanálise.

Psicanalista

O Psicanalista segue a teoria psicanalítica, como proposta por Sigmund Freud (seu fundador) e centenas de outros autores. Embora sua imagem popular seja aquele senhor de barba, que passa o dia em uma poltrona em silêncio ouvindo seus pacientes deitados em um divã sem se manifestar, o psicanalista possui um papel bastante ativo na terapia. Na psicanálise, nenhuma resposta é entregue ao paciente de bandeja, o que o psicanalista faz é auxiliar o paciente a formular a pergunta certa, ajudando-o a ver a porta, que só pode ser atravessada pelo próprio paciente. Embora grande parte do material da terapia envolva a palavra e a relação com o analista, é frequente que na terapia de crianças e adolescentes outras ferramentas sejam usadas, como jogos e desenhos.

Espero que tenha conseguido ajudá-los a compreender um pouco melhor, ainda que de forma bem resumida, como atua cada profissional “Psi”. Se vocês tiverem alguma dúvida ou questão qualquer, digam aí embaixo nos comentários!

Deixe um comentário